Espaço Optimus
Atendimento Online
Segunda a Sexta 14h às 20h
(Horário Brasil)
+39 340 9912020 (Whatsapp)



psicopedagogia clínica e institucional
A Psicopedagogia trabalha com os processos de aprendizagem do ser humano em qualquer uma de suas fases da vida, sendo um mito que se trata de algo voltado exclusivamente ao público infantil. De fato, a Psicopedagogia está não apenas disponível, mas é indicada para crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos, dependendo das necessidades específicas de cada sujeito.
É relativamente simples entender o porquê de crianças e jovens serem o público mais frequente da Psicopedagogia: Por estarem na escola, na chamada "fase de aprendizagem", há um grupo maior de pessoas observando especificamente o seu desenvolvimento. Entretanto, deve-se entender que não existe uma única "fase de aprendizagem" — Viver é aprender, sendo, portanto, uma atividade contínua na vida do ser humano, na sua relação e inteiração com o mundo.
Sem essa compreensão, no entanto, chegamos a um quadro relativamente comum da atualidade: adultos que apresentam dificuldades de assimilação e processamento de certos conteúdos e que têm vergonha, ou ainda, não sabem que podem buscar auxílio.
Para os idosos, a Psicopedagogia pode ser ainda uma ferramenta extremamente útil e poderosa: auxilia o sujeito a manter um nível adequado de atividade mental, bem como de recuperar/resguardar habilidades cognitivas.
O Psicopedagogo é o profissional qualificado para identificar as dificuldades e/ou os transtornos que interferem no processamento e assimilação de conteúdos, mediando processos de ensino-aprendizagem, utilizando-se de uma série de técnicas psicopedagógicas. Além disso, o profissional atua com intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar, orientando estudantes e seus familiares.
O Psicopedagogo é muitas vezes procurado por famílias que, por uma série de motivos, não estão sabendo lidar com suas crianças e adolescentes.
Sabemos que ser pai ou mãe, ou ainda, atuar como aquele que provê a maternagem ou paternagem da criança, não é uma tarefa simples ou fácil, e que exige cuidados, conhecimentos e práticas específicas. Faz parte do rol de atribuições do Psicopedagogo, portanto, também orientar pais, mães, ou responsáveis pelo bem-estar das crianças e adolescentes, sobre atitudes e comportamentos que devem ser incluídos na rotina familiar.
Ao procurar o profissional, a primeira sessão é sempre uma Entrevista com Mãe/Pai/Responsável pelo paciente, ou com ele próprio, se este for maior de 18 anos.
A partir deste primeiro encontro são agendadas sessões de Avaliação, em que o Psicopedagogo examina as dificuldades apresentadas pelo paciente, utilizando-se de técnicas e material Psicopedagógico.
Uma vez constatadas as dificuldades específicas do sujeito, inicia-se o processo de Intervenção com o paciente, em que serão trabalhadas essas dificuldades a cada sessão.

Nosso Atendimento Online é realizado pelo especialista Fernando Coura Assis, em uma modalidade exclusiva de atendimento para responsáveis, educadores, profissionais da educação e empresas que necessitem de orientações, estratégias de ensino-aprendizagem e também sanar dúvidas a respeito de seus filhos, estudantes, funcionários ou pacientes.
As Orientações Psicopedagógicas são essenciais para um ambiente mais favorável ao desenvolvimento cognitivo do sujeito, seja na esfera familiar quanto empresarial.
Leia a entrevista do nosso especialista para o Jornal Folha Vitória clique aqui!
